quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Previsões para o Oscar 2011

Depois de conhecido os indicados do Oscar de 2011, entrei naquela ritualística maratona de assistir a maior quantidade de screeners que fosse possível. O resultado, particularmente, foi uma seleção de películas de qualidade e, para ser sincero, tais indicados puderam salvar 2010 de um desastre ainda maior (como já disse num post anterior, o ano passado se consagrou como um dos mais medíocres em termos de lançamentos). Ressalvas feitas, vamos aos palpites:


Melhor Filme

Vai ganhar: O Discurso do Rei. É o favorito, tem um roteiro bem planejado e a produção é de qualidade. O conjunto soa coeso para um filme oscarizado, certamente.
meu voto seria: A Origem. Apesar do genialismo de discurso do Rei ou das atuações brilhantes d’O Lutador ou 127 Horas, meu voto sempre será para o cinema “progressivo”. Nolan pisou num território remotamente explorado e criou algo a partir do nada assim como Don Cobb o fez ao chegar no Limbo.
Xingaria a mãe se ganhasse: A Rede Social. Até hoje não entendi todo o hype em torno de um filme tão comum.


Melhor Diretor

Vai ganhar: Tom Hooper (O Discurso do Rei). Nunca fez ou fará sentido consagrar um filme como o melhor do ano e não eleger também o seu diretor.
meu voto seria: Christopher Nolan (A Origem). Pelos mesmos motivos da categoria acima. Um filme A+ concebido por um visionário que arrisca na medida certa. Pena que nem ao menos indicado ele foi.
Xingaria a mãe se ganhasse: David Fincher (A Rede Social). É uma pena, pois o mesmo diretor de Clube da Luta, Se7en e Zodíaco às vezes escolhe umas premissas tão insossas para dirigir que dá até desanimo.


Melhor ator

Vai ganhar: Colin Firth (O Discurso do Rei). Papel excelente desempenhado pelo ator, que conseguiu convencer (pelo menos a mim) com seu príncipe gago. Além do mais, 2010 vai ser o ano deste filme.
Meu voto seria: James Franco (127 Horas). Assim como Enterrado Vivo, o protagonista tem a responsabilidade de não entediar o espectador. E definitivamente eu fiquei entretido durante toda a projeção. Mas se eu tivesse montado a lista de indicados, meu favorito seria Na verdade meu voto iria para Viggo Mortensen em A Estrada.
Xingaria a mãe se ganhasse: acho que nessa categoria não haveria injustiça entre os possíveis contemplados.


Melhor Atriz

vai ganhar: Natalie Portman (Cisne Negro). Melhor papel de sua carreira, superando seu trabalho em Closer. Esta é a categoria mais óbvia do ano.
meu voto seria: Natalie Portman. Sem pestanejar.
Xingaria a mãe se ganhasse: qualquer uma que não fosse a Natalie.


Melhor ator coadjuvante

Vai ganhar: Christian Bale (O Discurso do Rei). Num pau a pau com Geoffrey Rush, Bale esteve muito a vontade em seu trabalho, tornando esta disputa acirradíssima. a crítica diz que Rush vai ganhar, mas eu ainda aposto no meu feeling.
Meu voto seria:
Christian Bale (O Vencedor).
Xingaria a mãe se ganhasse: Qualquer um se não fosse Bale. Absurdo total!


Melhor Atriz Coadjuvante

Vai ganhar: Hailee Steinfield (Bravura Indômita). Ainda não entendi como ela não foi considerada para atriz principal, enfim...
Meu voto seria:
Amy Adams (O Vencedor). Gostei muito do personagem dela; ficaria satisfeito se levasse a estatueta.
Xingaria a mãe se ganhasse:
Helena Bonham Carter (O Discurso do Rei). Errr, Helena é uma ótima atriz, mas seu desempenho neste filme foi bem arroz com feijão. O que ela fez para receber a indicação?


Melhor Roteiro Original

Vai ganhar: A Origem. Esta é uma boa oportunidade de premiar o trabalho de Nolan ao invés de elegar o Discurso do Rei como o unanime campeão de 2011.
Meu voto seria:
A Origem.
Xingaria a mãe se ganhasse:
Minhas Mães e Meu Pai. Excelente filme, mas em termos de roteiro não faz nem sombra perto de seus concorrentes. História muito básica com alguns poucos elementos originais.


Melhor Roteiro Adaptado

Vai ganhar: O Inverno da Alma. Também vejo como uma boa oportunidade de premiar este trabalho consagrado em Sundance e tem ganhado elogios rasgados pela crítica.
Meu voto seria: Toy Story 3. Mesmo sendo uma terceira continuação, o brilhantismo está renovado e prova uma vez mais o poder absoluto da Pixar para contar histórias.
Xingaria a mãe se ganhasse: A Rede Social. Tentaram espremer uma história de um caso nem tão interessante que resultou num filme de mesma qualidade. O pior é que há quem diga que ele vai papar o troféu.


Melhor Animação

Vai ganhar: Toy Story 3. Alguém tem dúvida?
Meu voto seria: Toy Story 3
Xingaria a mãe se ganhasse: Qualquer um que não fosse Toy Story 3.


Melhor Fotografia

Vai ganhar: Bravura Indômita. Assista ao filme e saberá do que estou falando.
Meu voto seria: A Origem. Será uma pena ver Wally Pfister sair sem a estatueta. Mas acho que isso vai acontecer.
Xingaria a mãe se ganhasse: A Rede Social.


Melhor Edição

Vai ganhar: A Rede Social. Graças à montagem o filme pelo menos desperta a atenção do espectador.
Meu voto seria: O Vencedor. Prefiro o trabalho de Pamela Martin; gosto do ritmo do filme. Jamais se torna exaustivo.
Xingaria a mãe se ganhasse:
127 Horas. Sim, a edição trabalha a favor do filme quando o personagem começa a alucinar, mas em todos os outros momentos tira a tensão claustrofóbica que deveria evocar.


Melhor Direção de Arte

Vai ganhar: Bravura Indômita. Mesmo não concordando, acho que a Academia irá presentear os irmãos Coen em alguma categoria, e tenho quase certeza que será essa.
Meu voto seria:
A Origem. Será uma bela injustiça quando o filme dos ladrões de sonhos não levarem esta.
Xingaria a mãe se ganhasse:
Alice no País das Maravilhas. A única coisa que poderia ser boa neste filme era a Direção de Arte e o Figurino. Infelizmente pecaram feio no primeiro, tornando-o uma versão apenas melhorada de Castelo Ra-Tim-Bum. Odeio paisagens com cara de plástico.


Melhor Figurino

Vai ganhar: Alice no país das Maravilhas. Ok Tim Burton, agora é a sua vez.
Meu voto seria: Bravura Indômita. Muito mais coeso com o contexto do filme.
Xingaria a mãe se ganhasse:
Não xingaria ninguém nessa. Não ligo pra moda, roupa, estas frescuras.


Melhores Efeitos Especiais

Vai ganhar: A Origem. Sem sombra de dúvida.
Meu voto seria: A Origem. Merecidíssimo. Que cenas são aquelas do hotel sem gravidade. meu deus!
Xingaria a mãe se ganhasse: Alice no País das Maravilhas. Sem chance pra Tim Burton esse ano, independente de sua arrecadação ao redor do mundo.


Melhor Mixagem de Som

Vai ganhar: A Origem. Pelos mesmos motivos que Matrix ganhou em 2000. Vai levar todos os técnicos.
Meu voto seria:
A Origem.
Xingaria a mãe se ganhasse:
A Rede Social. Ah, geralmente os filmes barulhentos levam, a menos que algo específico ao áudio seja importante para o filme, como a projeção dos discursos do Rei e a reação da plateia.


Melhor Edição de Som

Vai ganhar: A Origem.
Meu voto seria:
A Origem.
Xingaria a mãe se ganhasse:
Incontrolável. Nem como válvula de escape este filme serve.

Várias outras categorias eu deixei de comentar/avaliar. Algumas pelo fato de que não vi os indicados; outras porque fiquei sem saco mesmo.

Agora é só esperar domingo.