terça-feira, 28 de setembro de 2010

Superestimado


Review sobre o episódio de THE EVENT
se01e01: I Haven't Told You Everything


Neste fall season, um novo drama tomará conta da nossa curiosidade e da nossa paciência: The Event. Como o meu próprio título diz, a série mais superestimada da vez foi vendida para nada menos que 200 países antes mesmo de ter sua exibição na TV (!!!) e isso me faz lembrar uma regra de ouro para o cinema e para a telinha: não crie grandes expectativas quando se está para assistir algo. Quanto mais você espera, mais se decepciona se o produto não é aquilo que você pensava.

Com isso em mente, assisti ao episódio piloto de The Event, completamente livre de spoilers ou trailers. O veredicto é: a série empolga, mas nem tanto. Primeiramente, as comparações que surgiram acerca dela entre a falecida FlashForward e a iluminada LOST são grandes: conspirações, meias-verdades, flashbacks cansativos, ficção científica. Esta última foi um inegável sucesso devido ao desenvolvimento pontual de seus personagens; a outra, pela falta dessa mesma preocupação, não respirou mais do que apenas 20 episódios e foi cancelada. E então, até onde The Event conseguirá nadar?

Mas vamos à sinopse: Sean Walker, nosso herói, é perseguido no Aeroporto de Miami e toma seu vôo para São Paulo. Seu objetivo aparente é entrar em contato com o piloto da aeronave antes que uma tragédia ocorra. Por meio de flashbacks que surgem a cada 5 minutos (e que irritam!), descobrimos que o piloto, Michael Buchanan, é o futuro sogro do rapaz, e teve sua filha sequestrada enquanto o casal curtia um cruzeiro. Também somos apresentados ao presidente dos Estados Unidos, Elias Martinez, que descobre a existência de uma prisão ilegal no Alaska cujos peculiares detentos são de interesse primário da CIA. Dentre os detentos, temos Sophia Maguire, que guarda um segredo com proporções globais.

Como não pretendo entregar spoilers deste primeiro capítulo, garanto que algumas (poucas) coisas acontecem além do que é descrito na sinopse, e de fato são suficientes para prender a atenção do espectador até ao fim do episódio. O problema dessa nova aposta da NBC reside no tema já batido, e que precisará de uma boa mão para conseguir sobressair quando outras séries já enveredaram pelo mesmo caminho e pereceram.

Pretendo cobrir toda a primeira temporada da série, e a a partir do segundo capítulo mencionarei fatos mais específicos da trama. Se você tem interesse pelo gênero ficção-conspiração, acho que o esforço é válido neste fall season. Quem sabe a supervalorização de The Event dê certo mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário