terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Down is the new up

Não estou no melhor humor, é uma pena. Por causa disso, quase que minha cerimônia do Oscar vai pelo ralo. Ainda assim, eu não podia de forma alguma perder o momento único em que Heath Andrew Ledger seria anunciado como candidato como Melhor Ator Coadjuvante de 2008 e, em seguida, ser honradamente premiado.


E finalmente aconteceu, e eu assisti tudo. O pai, a mãe e a irmã do ator sobem ao palco e prestam os devidos agradecimentos. Todos os rostos dos artistas mostrados na transmissão estavam emocionados, as lágrimas fazendo um grande esforço pra não serem puxadas pela gravidade. Eu não estava diferente; era desde então um dos melhores momentos de 2009 pra mim.

The Joker. um eclipse que ofuscou todos os papéis anteriores na carreira do ator. Uma encarnação inefável e sem precedentes que absorveu completamente o conceito do antagonista dos quadrinhos e o transportou para o cinema. O que as pessoas viram no Cavaleiro das Trevas não foi um personagem ou um ator; foi o Coringa em carne e osso.

Não existem muitos argumentos favoráveis que eu poderia dizer em relação à Cerimônia este ano; apenas The Dark Knight e Wall-E fizeram com que eu tirasse o chapéu. Na verdade, nem compensa dividir as linhas de um post dedicado ao Coringa em pessoa com os outros indicados e vencedores. Deixa meu raciocínio retornar.

Quando uma pessoa deixa este mundo no ápice do talento tal como Heath Ledger, a sensação remanescente é a de que sua última interpretação é intocável, perfeita, renovadora. Cada segundo que o Joker está em cena na segunda película de Batman é uma aula de arte cênica. A boca do espectador escancara de felicidade, incredulidade e inspiração. Não é difícil deixar um comentário do tipo: foi o melhor vilão que eu já vi no Cinema!, dado o contexto atípico em que mergulhamos ao ver o filme. Um sujeito sem passado que apenas quer ver o pau quebrar e botar o mundo de cabeça pra baixo é muito mais fascinante que um malvado que aspira dominar o mundo ou angariar montanhas de dinheiro.



Do you really think I look like a man with a plan?

Sim e não, Ledger/Joker.
O que importa é que você se tornou grão-mestre da Interpretação aos 28 anos.
E eu espero que você seja recompensado com um bom Dharmma por isso.

2 comentários:

  1. Don't ask me silly questions,
    I won't play silly games,
    I'm just a Simple choo-choo train
    And I'll always be the same.

    Now that I can't race along
    Beneath the bright blue sky
    I guess that I'll just sit rigth here
    Until I Finally die.

    written [by] AUGUST,2009
    [bye]

    ResponderExcluir
  2. BOA, TARDE, ME DESCULPE, EM, TERROMPER O SEU SERVISSO NESTE DIA, À, INDA, MAIS, EM HORÁREO COMERSIAL QUE O SENHOR ESTÁ O, CUPADO, COM PEDIDO DA EMPRESA PROVAVEUMENTE OU ATÉ MESMO NO BANHEIRO, CASO, O, SEU, CHEFE, BRIGA COM O SENHOR, E, FAS, O, SENHOR CHORAR NA FRENTE DO OLTROS FUNCIONÁRIO DE TANTO MEDO, DE, ELE, DE-EXPEDIR O SENHOR MAIS EU QUERIA PERGUNTAR UMA COISA O SENHOR, POR, A, CASO, TEM FOTO DESSAS MULIER DA FOTO MAIS PELADO (SEM ROLPA]?

    CASO SIM, OBRIGADA RaUL

    ResponderExcluir