domingo, 14 de novembro de 2010

How to stop a Fall

Review sobre os episódios de DEXTER
5.06 - Everything is Illuminated
5.07 - Circle of Us

Nós vimos as sombras da luz da manhã
As sombras do sol crepuscular
até que sombras e luz se tornaram um só.
- Jane’s Addiction, Three Days

Lumen Pierce. “A luz que perfura”. No cinema ou em qualquer outro veículo capaz de contar estórias, a escolha de nomes sempre servirá a um propósito maior. Em Dexter, Lumen se justapõe ao Dark Passenger e juntos dão origem a uma nova síntese em Miami. Everything is Illuminated é um daqueles episódios em que um crescendo toma conta da atenção do espectador até que o clímax ocorre, e a expressão unânime dos espectadores deve ser: “puta que o pariu!”.

Compartimentalização é uma piada.
Chamas sempre escapam pelas construções,
não importa quão bem seladas suas partes estão.
A vida também é assim.

Ver Dexter e Lumen trabalhando juntos evoca uma emoção muito maior do que na época de Miguel Prado. Com o sexto episódio, aliás, perdi qualquer insegurança quanto à garota: suas deduções sempre foram incertas, e por conta disso Dexter estava sob constante de perigo de caçar os indivíduos errados. Mas finalmente as coisas estão nos trilhos e Pierce consegue dar detalhes precisos sobre seus molestadores (pensando bem, o que tem de preciso em um homem de relógio e outro que sempre dobra seu paletó?)

O episódio quase em sua totalidade foi dedicado à dupla dinâmica, a propósito. Pouco se adiantou no no caso de Quinn e suas investigações, bem como a caçada aos irmãos fuentes. Não leve isso como uma crítica negativa, caro leitor. Às vezes o que é mais pontual e importante deve ser tratado com prioridade.

Após a conclusão do capítulo da semana (que, repito, deixou todos de boca aberta com seu clímax), era normal de se esperar que o nível da temporada se mantivesse. Particularmente, em 5.07 – Circle of Us – eu tive a sensação de que a qualidade foi proporcional, mas naturalmente com um ritmo menos frenético que o do anterior.

Isso não quer dizer que a trama não se desenvolveu. Pelo contrário: em 5.07 o caso Fuentes toma um rumo inesperado com a operação arriscada promovida por Laguerta, e que certamente trará maiores repercussões para sua carreira. Não acho que ela deveria passar por um momento tão difícil agora, levando em conta que perdeu seu amigo Doakes no segundo ano, sua amiga juíza no terceiro, e teve diversas complicações para assumir seu romance com Angel no quarto ano.

Debra é outra amargurada. Com uma sucessão de relacionamentos fracassados, é com grande pesar que vemos ela tirar a roupa para um otário como o Quinn. Digo, ou ele terminará num saco plástico ou decepcionará muito a garota quando ela souber a verdadeira natureza de seu meio-irmão por intermédio dele. Ah, falando nisso, mudo minhas apostas: Ao final de toda a série já se pode esperar que Dexter será pego ou assassinado. Mas acredito fervorosamente que Lumen continuará com o legado, tal qual aconteceu com Amanda e Jigsaw em Jogos Mortais.

Por fim, mas não menos importante, temos o caso Lumen & Dexter que se desenvolve de maneira peculiar. Destaque especial para a cena dos barris na estrada: Uau! A sensação evocada pela sequência, mais uma vez, é de que estamos revisitando a primeira temporada (genial como esse recurso tem repercutido por todo o quinto ano). Mas enfim, o grupo denunciado pela Lumen ganha um rosto e se declara como Jordan Chase (aquele homem dos áudios de auto-ajuda que Boyd escutava) e seu guarda-costas Cole. Big deal...

Fato é que não existe ainda um perigo iminente no horizonte. Isso também aconteceu no terceiro ano da série, mas naquela época alguns capítulos beiravam o tédio. A ausência de alguém de peso como Doakes, Lundy ou Trinity pode levar alguns a pensarem que a série está demorando a engrenar, e até certo ponto estão corretos. Eu esperava um rumo diferente de Dexter; esperava-o muito mais sombrio depois do assassinato da Rita. Isso não aconteceu, em grande parte, por causa de Lumen. Ela não somente é sua nova “sister-in-arms”, como também vem tomando o lugar da falecida ao usufruir da mesma banheira, da mesma casa na qual Dexter construiu sua identidade humana.

Nosso anti-herói, ao fim do capítulo, traz Harrison para visitar a loira.
Por isso, aposto alguns níqueis que em um ou dois episódios no máximo eles vão transar.
Certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário