domingo, 14 de novembro de 2010

That's Classic! Hilarious!

review sobre o episódio 2.01 de Misfits


Um esquisito que se torna invisível. Uma gostosa que atrai os machos para o sexo quando os toca (como se precisasse disso). Um atleta capaz de voltar no tempo. Uma loira “maria-homem” telepata cujo sotaque é indecifrável. Um pivete boca-suja, tirador de onda e imortal. Imortal!

Misfits está de volta. Em 2009 esta série britânica surgiu no canal E4 e, ao contrário da americana Heroes, ela foi lançada sem maiores pretensões. A auto-ironia, aliás, faz parte de obras pós-modernas: um de seus personagens, no primeiro capítulo do primeiro ano, afirma “que obviamente numa questão de semanas os superpoderes da galera já terão desaparecido, e tudo voltará a ser a mesma merda que era antes”. Com apenas 6 episódios, ela contou uma história divertida sobre cinco delinquentes que deveriam prestar serviço comunitário por terem “pisado na bola”. Uma estranha chuva de gelo, entretanto, conferiu a eles poderes supernaturais, assim como outros daquela mesma cidade. E ao invés de tentarem salvar o mundo de grandes corporações ou de antagonistas com ilusões de grandeza, eles só querem fazer o que todo adolescente quer: sexo, bebidas, companhia, farra. Claro, regado ao som de músicas mais que apropriadas e uma câmera trôpega que nos convida a ver sempre além do que se mostra.

O retorno do mais novo episódio é quase imediatista e óbvio: o resgate de Nathan ocorre exatamente como muita gente previu. Mas ao passar de 5 minutos, o espectador se pergunta: afinal, qual será mesmo a trama da nova temporada? Tudo bem, Simon guarda num freezer a última “Probation worker” e precisa se livrar do corpo dela, mas o que há realmente de novo? A verdade é que Misfits não trabalha desta maneira. Seus episódios, apesar de apresentarem ganchos e uma storyline coesiva, são relativamente independentes. Neste primeiro temos o caso de uma antiga conhecida de Simon, que usa seus próprios poderes de maneira muito interessante e causa muita dor de cabeça para o grupo. Há também o retorno do Mascarado do Parkour, que dá a dica que Nathan está vivo e salva o traseiro de Curtis em um momento crítico do episódio. Mas o que se espera mesmo de Misfits?

O desenvolvimento dos personagens, acima de tudo. Nathan, no final das contas, não é um completo idiota. Kelly já percebeu isso e está apaixonada por ele. Em outra esfera, Simon se impõe cada vez mais, até talvez a ponto de ser tratado como “igual”. E por fim, Curtis e Alisha ainda não podem dar uns amassos, mas até quando um relacionamento desses dura?

Também não serei pseudo-intelectual o suficiente em dizer que só isso basta. Na verdade, uma das coisas que mais me atrai na série são as besteiras que Nathan fala sempre quando abre sua boca. Suas tiradas são impagáveis, e assim como Sheldon Cooper em The Big Bang Theory, o maior sustento de Misfits se encontra na performance incrível do protagonista.

Talvez não seja por menos que a série ganhou o prêmio de melhor drama fantástico da TV britânica no ano passado.


PS: alguém sabe o nome da primeira música que toca neste capítulo? (não me refiro a da abertura, claro ¬¬)

Nenhum comentário:

Postar um comentário