sábado, 29 de janeiro de 2011

Troféu Lagunesco para os melhores filmes de 2010

Após passar o mês de janeiro catchin' up todos os filmes que não pude ver durante sua época de lançamento em 2010, finalmente eis aqui a lista considerada a "cereja do bolo". Os títulos aqui são aqueles LANÇADOS no Brasil nesse ano em evidência, por exemplo: Cisne Negro e A Rede Social foram indicados para o Oscar 2011, mas apenas a Rede fora exibido no Brasil até dezembro de 2010. O Cisne só aportará em nossas terras em fevereiro, agora. Portanto, o trabalho de Fincher só será considerado por mim ano que vem; I'm sorry.

Quanto à lista em si, foi um exercício mais difícil que nos anos anteriores. Demorou quase oito meses para que eu tivesse pelo menos 3 filmes que eu considerasse excelentes, e em meados de novembro já podia imaginar que a lista seria quase um aborto. Com sorte, vi em sequência vários bons títulos e finalmente respirei aliviado.

Anyways, aqui vão os melhores filmes lançados no Brasil em 2010:

1. A ORIGEM
2. TROPA DE ELITE 2
3. UM PROFETA
4. KICK-ASS
5. A ESTRADA
6. ZUMBILANDIA
7. A CAIXA
8. ILHA DO MEDO
9. COLAPSO
10. TOY STORY 3

A Origem, de Christopher Nolan, foi meu favorito do ano passado. Um páreo duro contra Tropa de Elite 2, entretanto; cada filme com sua proposta, um representando a arte pela arte, o outro valendo-se do cinema para botar o dedo numa das maiores feridas deonosso país. Assim, Com esse impasse, digo que a obra de Nolan ganhou por um nariz.

Richard Kelly, diretor de Donnie Darko, me impressionou com seu A Caixa, um trabalho mais contido que Southland Tales e talvez por isso até mais proveitoso. Kick Ass e Zumbilândia surgem em cena por desconstruírem o universo do qual fazem parte e ganharam posição no pódio. Toy Story 3 também figura como um de meus favoritos, pois ao revisitar o mundo dos brinquedos desde que vi o primeiro título há mais de 10 anos, o brilhantismo da Pixar continua intacto.

Um Profeta, película francesa, também arrasa. Ao meu ver, é um novo "Poderoso Chefão" da nossa geração ambientado num presídio. Na sequência, também menciono a adaptação "breathtaking" de A Estrada, do autor de Onde os Fracos Não Tem Vez, protagonizada por um Viggo Mortensen no auge de seu talento. Para fechar a lista, Colapso ganha destaque por ser um dos documentários mais perturbadores que já vi; uma pena que não teve nenhuma repercussão ao redor do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário